O que é “Ruach HaKodesh”?

O que é “Ruach HaKodesh”?

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Em Israel, o nome hebraico para o espírito do CRIADOR é Ruach HaKodesh.

רוח הקודש



Vamos dar uma olhada no que essas palavras hebraicas significam.

Espírito em hebraico é a palavra Ruach, que também significa “sopro” ou “vento”.

Acredito que se D-us usa a mesma palavra hebraica para espírito e respiração no sentido natural, deve haver uma conexão metafísica (espiritual).

Quando D-us criou Adam, ele era uma forma incrível, mas ele não era um ser vivo até que Deus colocou seu sopro ou espírito no corpo de Adão e dai sim ele se torna vivo ( Veja Gênesis 2:7).

Quando os bebês nascem, eles não vivem de forma independente dos recursos de sua mãe até respirarem pela primeira vez.

Se você perguntar às pessoas onde está localizado o espírito, a maioria das pessoas pode apontar para a região inferior do peito.

No entanto, em Levítico 17:11, lemos que “a vida da carne está no sangue”.

Sabemos que é o nosso espírito que nos mantém vivos, por isso faz sentido para mim que o espírito esteja no sangue e esteja presente em todo o nosso corpo, onde quer que o sangue flua.

Isso explica por que algumas pessoas podem ver uma ‘aura’ ao redor de outras pessoas. Eles estão vendo a força espiritual visível que flui pelas veias da pessoa.

Quando respiramos, a respiração ou o espírito entra em nossos pulmões e, a partir daí, é absorvido pelo sangue.

A razão pela qual sentimos que nosso espírito está na parte inferior do peito é que a maior quantidade de sangue em um lugar do corpo está no coração. Essa explicação não é da Bíblia, é apenas o que eu acredito que possa ser o caso.

Agora vamos ver o resto do nome do Espírito Santo no hebraico original:

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Ha = é um artigo em hebraico e significa simplesmente o artigo em português”o“.

Kodesh é o substantivo do adjetivo Kadosh, que significa Santo. A palavra santo em português e na maioria das outras línguas também significa sagrado, santo, santo, santificado, abençoado.

250px Peace dove.svg  - O que é "Ruach HaKodesh"?

– O que é o Ruach HaKodesh?
– Ou deveríamos perguntar quem é Ruach HaKodesh?
– Qual é o seu papel e como podemos reconhecê-lo?
– O Ruach HaKodesh tem algo a ver com o Messias?


Vamos descobrir.

O Salmo 51 nos remete a um relato muito triste em nosso texto Sagrado. Davi, o rei de Israel, escreveu o Salmo 51 em angústia como resultado de suas ofensas contra Deus. O versículo 1 nos lembra um pouco do que o rei Davi havia feito:

Ao principal músico, um salmo de Davi, quando Natã, o profeta, veio a ele, depois que ele veio a Bate-Seba.

Bate-Seba era a esposa de outro homem chamado Urias, que era um dos guerreiros ferozes e leais de Davi.

Davi não apenas abusou de sua posição como rei para cometer adultério com ela, mas também organizou a morte de Urias para cobrir suas transgressões quando ficou claro que Bate-Seba ficou grávida por ele.
David foi finalmente forçado a admitir sua culpa quando confrontado pelo profeta Natã. Com isso em seu coração, ele compôs o Salmo 51, incluindo isso nos versículos 11 e 12:

Não me lances fora da tua presença; e não retire de mim o teu santo espírito. Restaura em mim a alegria da tua salvação; e me sustenta com teu espírito livre.

A palavra espírito aqui é Ruach e a palavra santo, como já vimos, é Kodesh.

Isso geralmente é declarado como Ruach HaKodesh ou o Espírito Santo.


Por que o rei Davi estava com medo de perder Ruach HaKodesh?

O que havia de tão importante e tão valioso no relacionamento entre eles? Quem é Ruach HaKodesh?

O título Ruach HaKodesh é dado ao líder que pretende se juntar a nós para estabelecer limites claros que permitirão que o menor de nós seja separado e convidado a passar através de uma porta para um lugar onde Deus se identificará conosco.

Quem é o líder e como ele trabalha para nos mostrar esses limites?

Este líder aparece pela primeira vez no capítulo 1 de Gênesis 1, versículo 2, onde está escrito:

E a terra estava sem forma e vazia; e a escuridão estava sobre a face do abismo. E o Espírito de Deus se moveu sobre a face das águas.

Esse líder, aqui chamado Espírito de Deus, é literalmente o vento de Deus ou o sopro de Deus e foi fundamental no relato da criação.

No mundo antigo, alma e espírito são freqüentemente denotados pelo vento ou pela respiração e podemos ver que esse Espírito era realmente D-us.

Além de ser co-criador, o que mais esse notável líder sem nome faz?

No evangelho de João, capítulo 14, versículo 26, outro papel desse líder é explicado:

Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, ele lhe ensinará todas as coisas e trará todas as coisas à sua lembrança, tudo o que eu lhe disse.

Que o Pai o encha de novo com Seu Ruach HaKodesh, para confortá-lo, ensiná-lo, guiá-lo e capacitá-lo a ser a pessoa que Ele criou você para ser.

Quero deixar aqui o Salmo 51 para sua reflexão:

Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.

Salmos 51:1-19

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Sobre o Autor

PROF. RENATO SANTOS
PROF. RENATO SANTOS

Por dois anos o Professor Renato Santos viveu e estudou em Jerusalém. Desde 2011 leciono o hebraico e busca sempre estar se aprofundando, haja vista, suas 5 viagens a Israel anteriores.

25 Comentários

  1. Muito bom o texto, tudo muito bem explicado e sanou várias dúvidas que eu tinha. Agora, fiquei curiosa pra saber como se fala “Ruach HaKodesh” 😅

    • PROF. RENATO SANTOS disse:

      Que bom que gostou Pamela. CONHECIMENTO é tudo

      • Ricardo Teles disse:

        Realmente essa foi uma explicação acerca de dúvidas da palavra de Deus a qual agora ficou bem explicado e compreendido, muito obrigado professor

    • José Domingos Laurindo disse:

      Gostei muito claro e perceptível..

  2. Nelio junior disse:

    Bom de mais cada sentido e siguinificado na integra, moré muiticimo obrigado por cada gota depositada em cada um de nós…..

  3. Prof Renato mais uma vez um ótimo estudo muito bem explicado top demais

  4. Ney Carlos Giordani Costa disse:

    YHWH idealizou e YAUSHA arquitetou mas RUACH HAKODESH executou ou construiu todas as coisas, em nome Deles ! Amém ! Pergunto se escrito com todas as letras maiúsculas trás diferença ?

  5. Evandro da Silva Limas disse:

    Parabéns meu amigo ,foi de grande ajuda muito obrigado.

  6. Lucimara Ramos disse:

    Moré Renato Santos, que o Eterno abençõe sempre sua vida.
    Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento tão precioso.
    Shalom shalom

  7. O Espirito Santo é para mim o Espirito do Santo e não outra expressão que leve a indicar Ele como uma pessoa, assim: Ruach – ha – Kodesh. Elohim é unico, não é trindade. Acho que se estabelece uma grande confusão dividir o Eterno em 3 personagens quando tudo emana Dele, por Ele e para Ele. Este é meu modo de ver, se estou errado agradeço correção. Paz e Graça.

    • EDILENE MONTEIRO DA SILVA disse:

      Maravilhosa explicação e bastante didática, mas me deixou intrigada.Qual o significado do nome do meu filho Victor Huar Haskadosky Barros, meu ex-esposo que inventou, estava procurando o significado e me deparei com suas explicações , Huar Haskadosky, pode ser o mesmo que Ruach HaKodesh, escrito de forma errada ou é algo mais sério ainda. Fico no seu aguardo

  8. Lucio nelson disse:

    Como disse Renato Russo….quem me dera ao menos uma vez entender como um so D’us ao mesmo tempo e três…kkkk ja to ficamdo e doido

  9. Lucio nelson ferreira disse:

    Como disse Renato Russo….quem me dera ao menos uma vez entender como um so D’us ao mesmo tempo e três…kkkk ja to ficamdo e doido

  10. Suzy Pécora disse:

    Muito tremendo o conteúdo!
    Gostaria de saber de onde vem este entendimento sobre Ruach ha Kodesh ser o líder que pretende se juntar a nós…citado no parágrafo sobre o “porque Davi tinha medo de perder o Espirito”. De onde vem essa tradição?
    eu achei fantástico!

  11. Mas devemos nos referir O Ruach ou A Ruach ? A palavra Ruach não é em um sentido feminino ?

    • Gerolino Mesquita disse:

      Bom quando ofertamos como holocaustos vivos nosso Ruach, Num. 11.

  12. Boa noite irmão Shalom, pergunta ao irmão.
    O irmão acha que o Ruah Rakodesh é feminino? Aonde tem esse embasamento? Se o irmão poder me sanar essa duvida agradeço abraço e Shalom.

  13. Rodnei Ramon de Alencar Freitas disse:

    estudo bem explicativo, fácil de ser compreendido.


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