Livros da Bíblia em Hebraico e Descrição

Livros da Bíblia em Hebraico e Descrição

Bereshit (Gênesis)

Bereshit quer dizer “No início“. O primeiro livro do Chumash (Torá) e pode ser dividido em 3 partes:

* a primeira trata do inicio do mundo e da humanidade;
* a segunda narra a história dos patriarcas Avraham, Itschaq e Iaaqov (Abraão, Isaac e Jacó);
* a terceira parte é dedicada a história de Yossef (José), o encontro com seus irmãos e o estabelecimento dos doze filhos de Yaacov, que formaram as Doze Tribos de Israel.

Porções: Bereshit, Nôach, Lech Lechá, Vayerá, Chayê Sara, Toledot, Vayetsê, Vayishlach, Vayêshev, Mikêts, Vayigash, Vaychi.



Shemot (Êxodo)

Shemot quer dizer “Nomes”. Conta a vida de Moisés, a revelação de D-us a ele, os milagres e as pragas no Egito, o Êxodo do povo judeu e a travessia do Mar Vermelho. Em Shemot está descrito grande parte da constituição civil e religiosa do povo judeu.

Porções:
Shemot, Vaerá, Bô, Beshalach, Yitrô, Mishpatim, Terumá, Tetsavê, Ki Tissá, Vayak’hel, Pecudê.




Vayicrá (Levítico)

Vaiqra significa “Ele chamou”. A primeira parte deste livro dedica-se aos sacrifícios e ao ritual de consagração de Aharon (Aarão) e seus filhos como sacerdotes. A segunda parte descreve as leis de cashrut, dieta alimentar judaica e as leis de pureza e impureza. Por último descreve as festas e datas sagradas, as leis do jubileu e as bênçãos reservadas para aqueles cumpridores dos mandamentos Divinos.

Porções: Vayicrá, Tsav, Shemini, Tazria, Metsorá, Acharê, Kedoshim, Emor, Behar, Bechucotai.



Bamidbar (Números)

Bamidbar significa “No deserto”. O quarto livro narra os acontecimentos ocorridos com o povo quando habitava o deserto. A primeira parte relata os censos e as disposições das tribos, a consagração dos levitas para o serviço do Tabernáculo e acontecimentos e leis ocorridas antes da partida do Sinai. A segunda parte descreve a estadia no deserto, as dificuldades, os doze espiões e a falta de confiança do povo. Relata a rebelião de Côrach, o episódio de Moshê nas águas de Merivá, a morte de Aharon e a chegada dos judeus às margens orientais do rio Jordão.


Porções:
Bamidbar, Nassô, Behaalotechá, Shelach, Côrach, Chucat, Balac, Pinechas, Matot, Mass’ê.

LEIA MAIS ARTIGOS POR CATEGORIA


Devarim (Deuteronômio)

Devarim significa “Palavras”. Quinto e último livro da Torá constitui-se dos discursos pronunciados por Moshê ao povo, relembrando todos os mandamentos Divinos e a necessidade do cumprimento sincero dos mesmos. Aqui Moshê repreende o povo por falhas passadas, mas também os abençoa. Destaca-se neste livro o cântico de Moshê, Haazinu (Dt 32).


Porções:

Devarim, Vaet’chanan, Êkev, Reê, Shofetim, Ki Tetsê, Ki Tavo, Nitsavim, Vayêlech, Haazínu, Vezot Haberachá.







NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR AQUI EMBAIXO O QUE ACHOU DA MATÉRIA.

MEU
ESFORÇO É MÁXIMO PARA TE PASSAR ESSE CONTEÚDO RESPONSÁVEL.

Sobre o Autor

PROF. RENATO SANTOS
PROF. RENATO SANTOS

Por dois anos o Professor Renato Santos viveu e estudou em Jerusalém. Desde 2011 leciono o hebraico e busca sempre estar se aprofundando, haja vista, suas 5 viagens a Israel anteriores.

3 Comentários

  1. Excelente explicação ,amo a língua hebraica ,e tenho um grande apreço em aprender essa língua


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *