Dias da Semana em Hebraico e Segundo a Bíblia

Dias da Semana em Hebraico e Segundo a Bíblia

Shalom a você que está lendo esse artigo.

Sabemos bem que o contexto da Bíblia é completamente judaico. O que as vezes nos foge a noção é que, principalmente no Brasil, temos a tradição de ler a Bíblia a partir do contexto católico apostólico romano.

Nada contra os católicos, eu amo os católicos, mas estou dizendo contra as normas que a Igreja Católica impôs para a leitura e entendimento da Bíblia e consequentemente, estilo de vida.

Minha intenção desde 2011 sempre foi trazer o lado judaico das questões bíblicas. Por isso ministro aulas de hebraico e também da cultura judaica. E isso ajuda muitos cristãos a entenderem melhor o contexto original da Palavra de D-us.

LEIA MAIS ARTIGOS POR CATEGORIA

Uma diferença gritante que senti em 2 anos que morei em Jerusalém é em relação aos dias da semana, por isso decidi escrever sobre o assunto nesse post.

Eu vivi dentro de um contexto ortodoxo judaico e como tal, em Jerusalém, que é a Cidade mais ortodoxa do mundo, vi que a questão dos dias da semana difere muito de toda a minha vida que passei no Brasil como cristão. Claro que como cristão eu também vivi toda a minha vida “dentro” da igreja.

Todos os domingos eram sagrados e praticamente passava o dia inteiro na igreja (isso na minha infância e juventude).

Bom, a diferença que vejo e trago para você nesse artigo é que o domingo em Israel de fato é o 1o dia da semana. Por 1o dia eu explico.

1o dia de trabalho e obras. Mas o dia não começa pela manhã e nem depois da meia noite. O dia segundo a Bíblia começa e termina no por do sol.

Um exemplo disso é o tão aguardado Shabat para o judeu. Quando o sol se põe na sexta feira a tarde ao redor de 18h (e isso depende muito da estação do ano), ao anoitecer já é o Shabat (sábado).

Quando o sol do dia do Shabat se põe já é o IOM RISHON (Domingo).

Então pelo Bíblia há um período de cerca de 24h para se considerar nesse dia tão celebrado pelos judeus.

>>> Para ver um vídeo meu falando do Shabat em Jerusalém, clique aqui<<<

Não vamos falar o que é SHABAT aqui. Veja o artigo acima!


Dito isso, pela Bíblia os dias da semana em hebraico são:

יום ראשון

IOM RISHON = DIA PRIMEIRO literalmente traduzido, mais conhecido como “DOMINGO”

יום שני

IOM SHENI = SEGUNDO DIA literalmente traduzido, mais conhecido como “SEGUNDA FEIRA”

יום שלישי

IOM SHLISHI = TERCEIRO DIA literalmente traduzido, mais conhecido como “TERÇA FEIRA”

יום רבעי

IOM REVII = QUARTO DIA literalmente traduzido, mais conhecido como “QUARTA FEIRA”

יום חמישי

IOM CHAMISHI = QUINTO DIA literalmente traduzido, mais conhecido como “QUINTA FEIRA”

יום שישי

IOM SHISHI = SEXTO DIA literalmente traduzido, mais conhecido como “SEXTA FEIRA”

יום שבת

IOM SHABAT = DIA DE DESCANSO literalmente traduzido, mais conhecido como “SÁBADO”

Se você andar depois de um término do Shabat nas ruas de Jerusalém, a maioria da lojas reabrirão no período da noite. O movimento é nítido quando se anda nas ruas da cidade no Shabat pela manhã por exemplo, e quando se anda nas mesma ruas depois do Shabat.

Todos retomando suas vidas e seus afazeres. Trânsito a todo vapor e negócios voltam a ser feitos.

O Shabat é realmente respeitado e tudo isso seguindo estritamente os dias da semana segundo a Bíblia.

Agora ficam algumas perguntas no ar:

* Por que não seguimos fielmente o Shabat?
* Por que houve tal mudança do dia Sagrado Bíblico para o Dia Sagrado Cristão?
* Será que um dia realmente tem importância para D-us?

Existem muitos questionamentos sobre o assunto.

EU, PORÉM PREFIRO FICAR COM A BÍBLIA SAGRADA!!!!


NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR AQUI EMBAIXO O QUE ACHOU DA MATÉRIA.

MEU
ESFORÇO É MÁXIMO PARA TE PASSAR ESSE CONTEÚDO RESPONSÁVEL.

Sobre o Autor

PROF. RENATO SANTOS
PROF. RENATO SANTOS

Por dois anos o Professor Renato Santos viveu e estudou em Jerusalém. Desde 2011 leciono o hebraico e busca sempre estar se aprofundando, haja vista, suas 5 viagens a Israel anteriores.

5 Comentários

  1. Shalom alechêm
    Os dias da semana são apenas 6 dias o 7° dia não é um dia da semana é o shabat do Eterno Elohênu o shabat é um sinal entre o Eterno Hakadosh Baruch Hu e seu povo, os dias da semana são 6 pois todos estão relacionados ao homem pois está escrito: “seis dias trabalharás e farás toda a sua obra, mas o sétimo dia é o shabat do Eterno Elohim” o shabat é o dia do Eterno e não dos homens o shabat faz uma alusão a eternidade um dia sem fim haja vista na eternidade não existe a contagem de tempo e o resplendor da Kevod do Eterno Hakadosh Baruch Hu não difere dia de noite apenas um dia eterno sem começo e nem fim, os 6 dias relacionados ao homem estão relacionados também ao tempo dos homens ao arrependimento e teshuva ( retorno) as suas origens da mesma maneira que os 6 dias da semana do homem passam e entra o shabat também o tempo do homem passaram e chegará o shabat do Eterno Elohênu, o clico semanal é apenas um resumo do ciclo dos acontecimentos que o Eterno Hakadosh Baruch Hu determinou para cada um ao seu devido tempo.

    • PROF. RENATO SANTOS disse:

      Por isso que falamos em Israel, IOM SHABAT

  2. Helton Correa Lourenço disse:

    A palavra Shabat nos originais hebraicos não quer dizer sábado, até pq a palavras sábado da alusão ao Deus saturno e surgiu em meados dos anos 1650. Quando as escrituras diz trabalhar 6 dias e o 7 é o shabat ou tradução correta (dia do descanso) ele impôs essa observância para toda a humanidade, e o povo de Israel guardava esse dia (todo o povo) pois eles seguiam uma só lei.
    Nos dias atuais sim da pra seguir, pois as escrituras não diz qual dia guardar apenas fala que é o sétimo dia, então trabalhe 6 dias e o sétimo será seu Shabat.

  3. Parabéns pela iniciativa de fazer esse site, que Deus abençoe e mais pessoas tenham acesso, me ajudou muito obrigada!

  4. Parabéns pela iniciativa de fazer esse site, que Deus abençoe, me ajudou muito obrigada!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *