Introdução ao Idioma Hebraico

Introdução ao Idioma Hebraico

A despeito da Nação de Israel, subsiste também o seu Idioma Sagrado que é o Hebraico.

Quando eu estudava no Ulpan (Escola de Hebraico) na cidade de Jerusalém, havia aproximadamente 30 pessoas dos quatro cantos desse mundo. Na escola havia de 5 a 6 salas em 2 períodos, ou seja, era uma demanda muito grande de alunos interessados na alfabetização hebraica.

LEIA MAIS ARTIGOS POR CATEGORIA

image 3 1024x866 - Introdução ao Idioma Hebraico

Tanto judeus que estavam voltando a Terra de seus Pais (Abraão, Isaque e Jacó) quanto gentios.

Em um ambiente muito agradável e muito acolhedor tínhamos deliciosas aulas de hebraico moderno com algumas “pinceladas” de alguns textos bíblicos, pois é IMPOSSÍVEL não relacionar o Idioma Hebraico com a Sagrada Escritura. E graças ao Eterno essa tendência é só aumentar.

Antes de entrarmos na Gramática Hebraica, precisamos entender alguns pontos importantíssimos acerca do Idioma Sagrado:

As Letras hebraicas são Santas, pois foram escritas pelo Dedo de D-us no Monte Sinai (Ex. 31:18) e dadas a Moisés para o Povo. A partir desse ponto o assunto já fica complexo, intrigante e acima de tudo, SANTO!

51467575 2354425884576832 2901289956506861568 o 1024x576 - Introdução ao Idioma Hebraico

Queridos(as), meu objetivo não é judaizar ninguém, mas não posso deixar de falar do DONO do Hebraico, que é D-us e é justamente nesse ponto que quero entrar agora, Santidade do Idioma.

Santidade do Idioma

Para termos uma idéia, hoje em Israel, qualquer papel que esteja escrito as Letras Sagradas, ou seja, as letras hebraicas são tratadas de uma maneira bem diferente.

Detalhe, o Idioma Hebraico é o idioma de uso corrente em Israel, falado por mais de 10 Milhões de pessoas que lá vivem e estudado nas escolas com um idioma normal de um país normal. A partir daí podemos concluir que TODO papel é escrito em hebraico, mas como eu disse, esses papéis são tratados de maneira bem diferente, por exemplo:

Qualquer papel que seja que já não tem mais utilidade, como panfletos publicitários, livros de qualquer assunto, jornais, revistas, documentos, etc, são respeitosamente depositados em compartimentos próprios, espalhados por toda a cidade, e depois são recolhidos e enterrados de maneira devocional, demonstrando um respeito muito grande pelas Letras e Palavras Sagradas que muitas vezes são as mesmas palavras escritas na Torá (Cinco Primeiros Livros de Moisés).

Com essa atitude, a partir do Judaísmo, podemos aprender Princípios Espirituais para nossas vidas.

Porque eu escrevo D-us?

Agora sim eu posso explicar para vocês porque eu escrevi o Nome Sagrado de uma maneira diferente, reflita comigo:

Partindo desse principio utilizado em Israel que qualquer papel que esteja escrito as Letras Sagradas são tratados de maneira diferente, vamos para o mesmo caso quando utilizamos o NOME

(D-us).

Ora, estamos nos referindo ao Criador dos Céus e da Terra, Alguém que não tem forma, Um Ser Insondável e Incompreensível.

D-us possui um atributo que chamado em hebraico é “Ein Sof” ou seja, Aquele Que Não Tem Fim, e ao nos referirmos a ELE temos que nos esforçarmos para ter a consciência de Sua Dimensão.

Diz o Judaísmo que o NOME SAGRADO nunca pode ser apagado, e a partir daí vemos muitas falhas de reverência a Ele que nós cometemos, por exemplo:

Quando escrevemos o NOME SAGRADO, que é “D-US”, mas escrito por extenso como: D-E-U-S em algum papel, esse pequeno pedaço de papel passa a ser SANTO, porque nele esta escrito o NOME QUE É SOBRE TODOS OS nOMES (propositadamente escrito), e se tratarmos esse papel que se tornou SANTO de maneira desprezível, jogando ele fora, rasgando ou não tendo uma certa reverência, vamos cair naquele pecado inscrito nos 10 Mandamentos, Êxodo 20:07 – Não tomarás o nome do SENHOR teu D-us em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o Seu Nome em vão.

Queridos(as) e amados(as), tenho certeza que não estou exagerando quando tenho esse pensamento e essa posição, pois estamos falando DAQUELE Cujo Reino Jamais Terá Fim.

Enquanto isso, em um Velório Judaico, D-us se manifestou.

image 4 - Introdução ao Idioma Hebraico

Resumidamente quero lhe contar o porquê desse titulo.

Estava eu na Cidade de Jerusalém com o Dr. Shlomo Hizak e ele me pediu para irmos até um velório de um amigo dele que tinha falecido. Chegando no cemitério, Shlomo me disse que seria muito rápido e mandou eu esperar no carro, obedeci, mas como tudo está no Controle de D-us, passados cerca de cinco minutos, o Shlomo voltou e me chamou e pediu para eu lhe acompanhar, e essa seria uma experiência inigualável para mim.

Eu estava no velório observando bastante, e vi as pessoas chorando, alguns falando a respeito daquele que vivera e quando dei por mim, eu já estava olhando algumas letras hebraicas escritas na parede, e aquela frase me tocou muito, mas eu estava sem Bíblia, e quando acabou o velório e fomos para casa, fui rápido procurar alguma citação daquele texto na Escritura, e me deparei com Gênesis 3:19 e esse é o estudo que trago para você, então, aproveite:

No suor do teu rosto comerás o teu pão até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás

.Minha intenção é interpretar o que esse versículo quer nos dizer através de suas letras hebraicas.

É bem verdade que o hebraico é uma língua muito especial, os judeus dizem que ela foi dada a Moisés no Monte Sinai para o povo de Israel com as duas tabuas dos 10 mandamentos escrita pelo Dedo de D-us, em hebraico, e por esse e muitos outros motivos que esse idioma ainda permanece vivo.

O hebraico possui 22 letras consonantais, com seus respectivos valores numéricos, ou seja, cada letra possui uma numeração, exemplo:

Álef é a primeiro letra do alfabeto hebraico e possui o valor numérico de 1 ;

Beit é a segunda letra do alfabeto hebraico e tem o valor numérico de 2 ;

Guimel é a terceira letra do alfabeto hebraico e tem o valor numérico de 3 ;

Dalet é a quarta letra do alfabeto hebraico e tem o valor numérico de 4;

Veja o quadro completo na próxima página…

Através das letras hebraicas e seus números podemos encontrar significados, interpretações mais profundas, pois os números, quando citados na Escritura tem um significado que podemos dizer que é oculto, não são apenas números, através dos números podemos entender, interpretar as palavras, e através das palavras com suas respectivas numerologias, podemos identificar e interpretar sua simbologia no contexto bíblico!

Isso nos ajuda a compreender e interpretar a Palavra Dele no seu idioma original e conseqüentemente no seu significado literal e interpretativo da Escritura, como por exemplo, pegamos um versículo de Gênesis que contem grandes e poderosas palavras e significados.

NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR AQUI EMBAIXO O QUE ACHOU DA MATÉRIA.

MEU
ESFORÇO É MÁXIMO PARA TE PASSAR ESSE CONTEÚDO RESPONSÁVEL.

Sobre o Autor

PROF. RENATO SANTOS
PROF. RENATO SANTOS

Por dois anos o Professor Renato Santos viveu e estudou em Jerusalém. Desde 2011 leciono o hebraico e busca sempre estar se aprofundando, haja vista, suas 5 viagens a Israel anteriores.

8 Comentários

  1. eu também preciso ter esse temor pela PALAVRA literal de D-US, assim como pelo o que Ela recomenda, que eu viva para fazer a vontade do Senhor na sua palavra.

  2. Manassés Dos Santos De Oliveira disse:

    Amei o estudo e gostaria de poder ler até o fim. Na verdade, eu gostaria de poder aprender o hebraico e a coleira judaica.

    • PROF. RENATO SANTOS disse:

      Shalom Manassés. Muito Obrigado. Para aprender o hebraico basta querer…

  3. Mais a pronúncia Deus, não é o nome do Criador, e sim um título,
    Seu nome é yah êxodo 15:3.

  4. Moisés Arcangelo de Paula disse:

    Houve alguma mudança no calendário em Israel do domingo e sábado em relação a ressurreição, nós brasileiros baseamos em qual calendário lunar ou solar ou outro

  5. Maria de Fátima disse:

    Agradeço pela atenção. Vão surgir várias curiosidades.

  6. José Anderson disse:

    Graça e Paz professor
    Muito bom estudo o apreendendo cada vez mais mais que Deus te abençoe cada dia mais ,logo mais estarei fazendo o curso de hebraico com você

  7. Gilvan Lourenço de Souza disse:

    Shalom a todos, é muito importante conhecermos sim o indioma original das Sagradas Escrituras, e o More Renato Santos pra mim tem sido um instrumento de Deus para nós mostrar não só conhecimento, mas santidade nós escritos originais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *